5 cuidados que devemos ter com nossa pele do rosto

Ei meus amores! Tudo bom com vocês? Hoje vim bater um papo de amiga, sobre 5 cuidados que devemos ter com nossa pele do rosto. Quero passar pra vocês o que tenho vivenciado no meu dia-a-dia com a minha pele, e o que tenho evitado e feito na minha rotina, com o objetivo de melhora-la. Já que, há mais de um ano tento vencer uma inflamação de cravo no meu nariz que não sai nem por reza! haha

Foto da inflamação dos cravos no meu nariz

O meu tipo de pele é mista/oleosa. Percebo que na zona T, que é a região central do rosto, a minha pele produz mais oleosidade. E com isso os cuidados têm que ser redobrados, pois os meus poros produzem uma maior quantidade de secreção sebácea e a pele acaba ficando mais espessa, brilhante e úmida. Da última vez que estive em consulta com uma dermatologista, ela fez uma avaliação de toda a minha pele (do corpo inteiro), perguntou sobre alimentação, se eu tomava suplementos alimentares, medicamentos e etc. Ao final ela disse que seria simples o tratamento do meu problema. Enfim, não posso culpar o tratamento porque na verdade, a pessoinha aqui não seguiu certinho como deveria. Mas vou listar pra vocês alguns cuidados que devem ser incluídos na nossa rotina que vão ajudar (e muito) na saúde da nossa pele do rosto (e do corpo também).

  • 1 – Limpar, tonificar e hidratar a pele;

É importantíssimo manter sua pele limpa e para isso usar produtos que se adequam às características dela. Eu uso maquiagem todos os dias, e isso reforça ainda mais a necessidade de fazer uma boa limpeza, principalmente antes dormir. E dormir de maquiagem, JAMAIS! Pesquisas comprovam que você pode envelhecer até 10 anos se manter esse habito de dormir maquiada, em 1 mês. Retire sua maquiagem com demaquilante e lave o rosto logo após (lave de 2 a 3 vezes por dia). Eu tenho usado o sabonete em barra effaclar da La roche-posay. Amo os produtos dessa marca! Mas existem inúmeros sabonetes muito bons que você pode estar testando que melhor é aceito por seu tipo de pele. Vou deixar dicas de sabonetes que já usei e gostei muito:

Produtos para limpeza do rosto

A etapa da tonificação é importante para completar a limpeza, retirando as impurezas que o sabonete não é capaz de retirar. Além disso o tônico restaura o pH da pele, refresca e suaviza preparando para o hidratante. Para peles oleosas (como a minha) é mais recomendável que ao invés de tônico, que se use o adstringente, pois o adstringente além de tonificar ele ajuda a controlar a produção de oleosidade da pele. Eu tenho usado a água micelar e tenho amado! Mesmo depois de demaquilar e lavar, sai muito resíduo de maquiagem quando passo a água micelar. 

produtos para tonificar e adstringir a pele

Agora vem a hidratação, passo que você não deve pular de forma alguma! Após limpar e tonificar é preciso hidratar para que a pele encontre o seu balanço natural e recompor sua camada de proteção. Muita gente acha que por sua pele ser oleosa, não deve usar hidratante, e isso não é verdade. A pele oleosa (e outros tipos de pele) tende a produzir mais oleosidade se a mesma for retirada e a água não reposta. Claro que nada em excesso e sempre o produto adequado ao seu tipo de pele.

produtos hidratantes
  • 2 – Não enxugar o rosto com a toalha que fica no banheiro;

Quem tem a cabeça de vento que nem eu, até conseguir aprender a rotina vai se perder bastante nessa etapa, porque geralmente quando a gente acaba de tomar banho por exemplo, a primeira parte que enxugamos é o rosto. Ou quando acabamos de escovar os dentes ou lavar somente o rosto, onde a gente se enxuga? Na toalhinha que fica lá pendurada. Acontece que com a umidade e por ela ficar exposta no banheiro (lugar cheio de bactérias), elas são uma cultura perfeita para a multiplicação dessas bactérias. Então, é recomendável que você use uma toalhinha limpa sempre que for se enxugar. Ou toalhinha de papel (é o que to fazendo). E nunca esfregue o rosto, apenas friccione com leveza.

  • 3 – Use sempre protetor solar;  

É mecânico já! O protetor solar é muito importante. Com o problema da oleosidade, sempre tive dificuldade em encontrar um protetor que deixasse minha pele sequinha durante o dia. Depois de algumas tentativas, hoje uso o Sunless da Farmax (sem cor). Eu tenho gostado, principalmente pelo custo e benefício. Não gosto de protetor solar com cor, prefiro usar um sem cor, um primer e usar uma base por cima. É importante lembrarmos de sempre repor o protetor, e usá-lo não somente em dias ensolarados e sim todos os dias!

Esse é difícil, fala verdade? Quem não gosta de tomar um banho quentinho de manhã cedo? Mesmo que esteja calor, é difícil tomar banho gelado. Mas é o ideal! A água quente ela retira os óleos naturais saudáveis da pele e agrideSeja para o rosto, corpo ou cabelos, o melhor é água fria, que contraem os vasos sanguíneos e fecham os poros. 

  • 5 – Tenha uma alimentação saudável e beba bastante água.

Com a correria diária, ter uma alimentação saudável é pra quem realmente tem muita disciplina. Evitar gorduras e doces, são as principais recomendações pra quem tem problemas cutâneos. Beber bastante água (pelo menos 2L, de acordo seu peso corporal) também é uma recomendação que é indispensável. Eu tenho muita dificuldade com os doces, pois eu sou literalmente viciada em doces. Alimentos como brócolis, castanhas, alimentos alaranjados, gelatina, lentilhas, maçã, melancia, ovos, ômega 3 e aveia são ótimos para manter as vitaminas e sais minerais do corpo equilibrados para uma pele mais macia e brilhosa. 

Então essa são as dicas de hoje. Claro que existem muitos outros cuidados, mas espero ter ajudado vocês de alguma forma, e que vocês compartilhem muito esse post com seus amigos e amigas!

Ótimo restinho de semana! Beijos 😉

          

 

  

Sobre o autor
Suellem Freire

Blogueira dona e administradora do Dom de Mulher. 24 anos, baiana, graduanda em farmácia. Apaixonada por maquiagem e tudo que envolve a beleza feminina.

ARTIGOS RELACIONADOS:

2 Comments

  1. CLARICE EMILIA DA SILVEIRA

    14 de Março de 2017 at 18:20

    ótimo Su!! muito bem explicadinho!!

Deixe uma resposta

Top
%d blogueiros gostam disto: